Redução de servidores ativos preocupa Simusar

A redução de servidores públicos municipais ativos de Santa Rosa tem gerado preocupações nos
representantes dos servidores municipais, visto que, segundo a direção sindical, gera desequilíbrio
financeiro no instituto de previdência – PREVIROSA.

Procuramos os dados no site do Previrosa e identificamos os seguintes números:

Assim, o Previrosa teve uma redução de contribuintes de jan/2020 à jan/2023 de 113 servidores. Tomando como base a primeira contribuição completa de 2023 dos ativos (R$ 3.500.000,00
aproximadamente) cada servidor ativo contribui com, aproximadamente, 2,2 mil, (somadas as alíquotas patronais e empregados).

Segundo o presidente do Simusar, Prof Jonas: “Hoje esses servidores estão sendo substituídos por terceirizados, que além do custo maior na soma geral individual por trabalhador, contribuem para o INSS. Outros servidores de carreira foram substituídos por trabalhadores apenados, um projeto interessante e importante na ressocialização, porém, que traz enormes riscos ao município e aos trabalhadores, visto que esses trabalhadores carecem de treinamento e a rotatividade é grande.”

Prof. Jonas, manifesta preocupação com déficit atuarial. “Nos preocupa o déficit, porém é importante temos claro que hoje 80% dos servidores municipais ativos já estão na regra para receber aposentadoria por média de contribuição, ou seja, os servidores estão dando uma enorme colaboração para redução do déficit, em médio prazo essa distorção será corrigida, mas o gestor precisa ter a responsabilidade e fazer a sua parte, não transferir para quem já está contribuindo.”