Santa Rosa tem queda no IDEB

O desempenho da rede municipal de ensino de Santa Rosa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023 apresentou uma estabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a nota de 6,0, mantendo-se no mesmo patamar observado em 2021. No entanto, os anos finais registraram uma leve queda, com a nota de 4,7, refletindo um desempenho abaixo das metas estabelecidas.

Desde 2017, o município vinha mostrando uma tendência de crescimento nos anos iniciais, atingindo um pico de 6,1 em 2021, conforme mostra o gráfico. Esse avanço foi resultado de investimentos em capacitação docente e melhoria no material didático. Entretanto, em 2023, o progresso parece ter estagnado, exigindo novas estratégias para que a cidade possa retomar o crescimento e superar as metas futuras.

Já nos anos finais, o histórico é de desafios contínuos. Após um leve crescimento entre 2017 e 2019, a cidade tem enfrentado dificuldades para melhorar a proficiência dos alunos, especialmente em Matemática e Português. A oscilação nos resultados destaca a necessidade de ações mais incisivas, como o reforço escolar e a implementação de programas voltados para o aumento da motivação e do engajamento dos alunos.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Santa Rosa (SIMUSAR), Prof. Jonas Fusiger, criticou duramente as ações do governo municipal, relacionando-as diretamente à queda de desempenho nos anos finais do Ensino Fundamental. Segundo o presidente, a não implementação do piso salarial dos professores, o desrespeito aos servidores das escolas, a terceirização dos serviços escolares, e a retirada da eleição de diretores e do prontopagamento contribuíram para um ambiente de trabalho desmotivador.

“A desvalorização dos professores e demais servidores afeta diretamente a qualidade do ensino. Quando o governo municipal se recusa a pagar o piso salarial, ignora os direitos dos servidores e ainda retira a autonomia das escolas ao acabar com a eleição de diretores, ele está minando a base da educação”, afirmou o presidente.

Segundo ele, a terceirização dos serviços escolares também é uma preocupação, pois pode comprometer a continuidade e a qualidade do atendimento aos alunos. “Estamos vendo uma precarização das condições de trabalho que, inevitavelmente, reflete no desempenho dos estudantes”, completou.

Perspectivas para o futuro

O foco agora está em aprimorar as práticas pedagógicas, fortalecer o apoio aos professores e garantir que todos os alunos tenham acesso às ferramentas necessárias para seu desenvolvimento acadêmico. A administração municipal está otimista de que, com as devidas intervenções, o próximo resultado do IDEB será mais positivo.

O gráfico apresentado abaixo ilustra os resultados do IDEB de Santa Rosa ao longo dos últimos ciclos:

O desafio de Santa Rosa é grande, necessita um comprometimento das autoridades educacionais com a educação e o envolvimento da comunidade escolar para que a cidade alcance melhores resultados nos próximos anos. As metas estão traçadas, e o trabalho para cumpri-las já começou, mas a análise do SIMUSAR deixa claro que sem uma valorização real dos profissionais da educação, os avanços podem ser limitados.